A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco condeceu, na noite de ontem, o título de Cidadão Pernambucano ao instrumentista, compositor, arranjador e cantor Luciano Magno. A homenagem, feita em reunião solene, foi devida às contribuições para a valorização e divulgação da música nordestina pelo Brasil e pelo mundo. O título foi proposto pelo deputado Maviael Cavalcanti e foi aprovado por unanimidade pelo plenário.
Nascido em Paulo Afonso, na Bahia, mas filho de pernambucanos, Luciano Magno começou sua vida artística em casa, tocando com seu pai, também instrumentista. “Fui criado neste ambiente musical, tendo como influências os ritmos brasileiros como frevo, samba e baião. Pernambuco está em mim desde que nasci”, afirmou Magno. Na adolescência, foi morar em Petrolina, em Pernambuco, para concluir o 2º grau. Veio prestar vestibular para Engenharia Civil no Recife, mas nem chegou a iniciar o curso, pois a paixão pela música falou mais alto. Teve início, então, sua carreira musical.
No início dos anos 1990, Luciano montou sua primeira banda, participando de diversos carnavais da cidade. Em 1999, iniciou as gravações de seu primeiro disco instrumental em carreira solo, com participações de Dominguinhos, Naná Vasconcelos e Alceu Valença. Após todos esses anos de composição, turnês nacionais e internacionais, já possui oito discos lançados, incluindo um com músicas famosas do cantor Dominguinhos com arranjos de guitarra, seu principal instrumento. A mais recente produção é o álbum “Trajetória Instrumental”, de 2011, uma coletânea de suas grandes composições. Este ano, o artista deve lançar um disco de inéditas com uma homenagem feita a ele por Roberto Menescal e Andre Rio: o “Samba Magno”.
Para Luciano, o título de cidadão pernambucano vem premiar todos esses anos de esforço. “Eu levo a bandeira de Pernanbuco a todos os lugares com minhas composições. Recebo esse título com muito orgulho”, atestou. O deputado Maviael Cavalcanti, proponente do título, destacou a contribuição do homenageado para a divulgação da cultura nordestina. “A música do Nordeste tem tido uma projeção a nível nacional, e dela saem também os grandes sonhos do povo daqui. É uma das principais razões para apresentar esse título de Cidadão Pernambucano a Luciano Magno”, concluiu.
Fonte: Blog da Folha PE
Ver Video de Cobertura no Bom Dia PE, Rede Globo NE:
Bom Dia PE - Rede Globo NE - Video
Fonte: Blog da Folha PE
quarta-feira, 14 de março de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)